Nhoque com Antepasto de Biquinho, Azeitona Preta e Mel ao Ragu de Carne
1 hora e 30 minutos
4 porções
Medio
Ingredientes:
Para o Ragu
Azeite – 60 ml – 4 colheres de sopa
Cebola picada cubos pequenos – 170 gr – 1 cebola média
Patinho cortado em cubos pequenos – 500 gr
Vinho Tinto seco – 100 ml – ½ xícara chá
Tomate Pelado– 1 Lata
Água – Meia lata do tomate pelati.
Tomate sem semente cortado em cubos – 170 gr – 1 tomate médio
Cenoura ralada – 130 gr – 1 cenoura pequena
Sal e pimenta a gosto
Manteiga – 1 colher de sopa
Para o Nhoque
Batatas Asterix (Casca Rosa) – 6 unidades médias 1 kg
Papel Alumínio - 1 rolo
Gema de ovo - 2 unidades
Antepasto de Pimenta Biquinho com Azeitona Preta e Mel – 2 colheres de sopa
Noz moscada – a gosto
Sal e pimenta do reino moída – a gosto
Farinha de Trigo - 4 colheres de sopa
Amido de Milho – 4 colheres de sopa
Azeite – para untar
Para Servir
Rúcula precoce (folhas novas pequenas) 100 g – 1 pacote pequeno
Queijo Estepe ralado – 100 g – 1 pedaço
Modo de preparo:
- Lave as batatas com casca, faça com auxílio de uma faca alguns furos nas batatas e coloque metade por vez no micro-ondas. Por 4 minutos, vire as batatas dentro do micro e coloque mais 3 minutos, ao retirar do micro-ondas embrulhe as batatas no papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos para terminar o cozimento em tempo de espera. Faça o mesmo processo com a outra metade das batatas. Quando cozinhamos as batatas na água, elas absorvem mais líquido, precisando assim de mais farinha para dar ponto, deixando o nhoque mais pesado e borrachudo. Assar embrulhadas no papel alumínio em forno convencional, também é uma boa opção.
- Corte as batatas ao meio e passe no espremedor de batatas. Utilize a bancada da pia ou mesa para misturar e abrir o nhoque.
- Coloque as gemas, o antepasto de biquinho, a noz moscada ralada na hora, o sal, a pimenta, metade da farinha de trigo e metade do amido de milho. Misture.
- Acrescente aos poucos a outra metade da farinha de trigo e do amido até que comece a ficar mais seca e não grude na mão. Não coloque toda a farinha de uma vez pois o ponto pode variar de acordo com a qualidade da batata, e ainda iremos utilizar farinha no processo de abertura dos rolinhos.
- Jogue um pouco de farinha de trigo na superfície onde irá abrir os rolinhos de nhoque para cortar. Abra rolinhos utilizando as duas mãos, com 1 cm de diâmetro, e corte com aproximadamente 2 cm de comprimento. Trabalhe com a bancada sempre enfarinhada para que os nhoques não grudem
- Em uma panela com água fervendo coloque uns 20 nhoques por vez para cozinhar, assim que subirem a superfície, retire com auxílio de uma escumadeira, e coloque em um recipiente untado com azeite. Faça o mesmo processo com o restante.
- Coloque o azeite em uma panela de pressão, acrescente a cebola e doure até que comece a caramelizar. Coloque a carne em cubos e frite para selar.
- Quando a carne começar a soltar liquido, coloque o vinho tinto, o tomate pelado, metade da lata do pelado de água, o tomate em cubos e a cenoura ralada.
- Quando começar a ferver feche a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por 30 min.
- Após desligar o fogo, aguarde a pressão da panela sair, corrija o sal e a pimenta, e amasse com um espremedor para que desfie os pedaços de carne e legumes. Acrescente a manteiga e misture.
Montagem
Aqueça uma frigideira grande com manteiga, passe os nhoques para selar, coloque em uma travessa grande, cubra com o ragu, decore com as folhas de rúcula e rale o queijo por cima.
Receita do chef Henrique Escábia

